21 de março de 2013

Dificuldades de aprendizagem

O desenvolvimento da inteligência está ligado, na criança, ao desenvolvimento da sua personalidade total. 
( Wallon )



http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/09/sobre-transtornos-dificuldades.html
acesso em:21/03/2013 ás 15:32 

A Psicologia na Educação

O pensamento humano vem sendo discutido desde a antiguidade com os filósofos, que se empenharam em tentar decifrar a máquina chamada cérebro.  Cada qual com suas vertentes, como por exemplo, para Sócrates o que separava o homem dos animais era a razão, dentre outros filósofos que com suas crenças e motivações e inquietações acreditavam que estavam no caminho certo para o conhecimento do comportamento humano. A filosofia precisou se adaptar a outros tempos com o surgimento de Auguste Comte, com o positivismo. Surge então a psicologia como ciência no século IXX e caminha junto com a Fisiologia, a Neuroanatomia, a Neurologia, que descobre a doença mental.

A psicologia vem seguindo junto com a pedagogia para tentar entender o processo de ensino-aprendizagem, baseando-se nos especialistas no assunto como Vygotsky, Wallon, Piaget, entre outros, cada qual com sua teoria.

O aluno com dificuldade de aprendizagem, muitas vezes diagnosticada pelo professor, é encaminhado ao psicólogo para tentar achar o motivo do problema, pois para a escola e para o professor o problema é do aluno que não aprende. Os familiares muitas vezes sem entender, se perguntam o porquê, já que em casa a criança realiza todas as tarefas propostas. Muitas vezes, a criança que não aprende é carente de afeto, de amor, que não tem a menor estrutura em sua casa. Neste sentido cabe ao professor ter uma visão de mundo e reconhecer em seu aluno suas dificuldades e ajudá-lo.

Na teoria construtivista de Piaget a criança é um ser que já nasce com algum conhecimento, e vai se construindo ao longo do tempo como uma parede que colocamos os tijolos um a um. O aluno interage, sendo estimulado e motivado a pensar e sair da zona de conforto causando seu desequilíbrio e assim tornando-se um aluno pesquisador. 
(Sueli Franca)



                                                                            


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário