( Wallon )
http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/09/sobre-transtornos-dificuldades.html
acesso em:21/03/2013 ás 15:32
A Psicologia na Educação
O pensamento humano vem sendo discutido desde a antiguidade com os filósofos, que se empenharam em tentar decifrar a máquina chamada cérebro. Cada qual com suas vertentes, como por exemplo, para Sócrates o que separava o homem dos animais era a razão, dentre outros filósofos que com suas crenças e motivações e inquietações acreditavam que estavam no caminho certo para o conhecimento do comportamento humano. A filosofia precisou se adaptar a outros tempos com o surgimento de Auguste Comte, com o positivismo. Surge então a psicologia como ciência no século IXX e caminha junto com a Fisiologia, a Neuroanatomia, a Neurologia, que descobre a doença mental.
A psicologia vem seguindo junto com a pedagogia para tentar
entender o processo de ensino-aprendizagem, baseando-se nos especialistas no
assunto como Vygotsky, Wallon, Piaget, entre outros, cada qual com sua teoria.
O aluno com dificuldade de aprendizagem, muitas vezes
diagnosticada pelo professor, é encaminhado ao psicólogo para tentar achar o
motivo do problema, pois para a escola e para o professor o problema é do aluno
que não aprende. Os familiares muitas vezes sem entender, se perguntam o
porquê, já que em casa a criança realiza todas as tarefas propostas. Muitas
vezes, a criança que não aprende é carente de afeto, de amor, que não tem a
menor estrutura em sua casa. Neste sentido cabe ao professor ter uma visão de
mundo e reconhecer em seu aluno suas dificuldades e ajudá-lo.
Na teoria construtivista de Piaget a criança é um ser que já
nasce com algum conhecimento, e vai se construindo ao longo do tempo como uma
parede que colocamos os tijolos um a um. O aluno interage, sendo estimulado e
motivado a pensar e sair da zona de conforto causando seu desequilíbrio e assim
tornando-se um aluno pesquisador.
(Sueli Franca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário