acesso em: 20/03/2013 ás 16:00
Existe relação entre esses temas?
O termo Saúde
Pública é de difícil definição; ele sofre modificações de acordo com a visão
ideológica e histórica de quem a ele se refere, bem como do conceito de saúde e
de doença.
De modo genérico,
podemos dizer que Saúde Pública é um conjunto de práticas e saberes que dizem
respeito àquilo que possibilita a saúde da população de uma comunidade, de uma
cidade, de um país. O tema é, portanto, de fundamental importância para qualquer
sociedade.
Apesar de sua
relevância, apresenta-se também como um proeminente problema social em nosso
país. Isso ocorre por diversos motivos, mas em especial porque não é possível
haver saúde apenas por não haver a doença. Conforme a Lei 8080/90 do Sistema
Único de Saúde.
“A
saúde tem como fatores determinantes e condicionantes entre outros, a
alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a
saúde, a educação, o transporte, o lazer, o acesso aos bens e serviços
essenciais; os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do
país.”
(Apud HUGO)
O texto coloca em
evidência aquilo que serve de pilar para o bem-estar e a dignidade de qualquer
pessoa, de qualquer cidadão. Deixa claro, ainda, que a Saúde Pública estende-se
para além do atendimento em hospitais; que é formada por diversos fatores que
se complementam.
O professor é ao
mesmo tempo cidadão, integrante de uma comunidade, e educador. Assim, a ele
cabe sensibilizar-se, incomodar-se com a situação desta, com os problemas que
nela estão presentes. Ele não pode ignorar aspectos tão fundamentais para a
comunidade que o cerca e da qual é parte, e na qual seus alunos estão
inseridos.
É parte de seu
duplo dever conscientizá-los de seu papel ativo enquanto cidadãos na conquista
das condições que garantem sua dignidade e, em última análise, sua humanidade.
Visão geral sobre cidadania
Partindo deste princípio acreditamos que o docente entra em cena atuando como o principal mediador, pois cabe a ele se incomodar com as principais dificuldades e desafios que as pessoas irão encontrar até se tornarem verdadeiros cidadãos, em momento algum o professor pode ignorar aspectos que são fundamentais para a comunidade, da qual ele mesmo faz parte e que seus alunos estão inseridos. É preciso ter em mente que antes de formar máquinas humanas para o mercado de trabalho primeiro o profissional da educação deve conscientizar o corpo discente de seu papel ativo enquanto cidadãos que devem estar na busca constante de sua dignidade.
Como professores, "amantes do saber" e sedentos pela verdade,devemos com esta mesma vontade transmitir para nossos alunos o conhecimento pelos direitos e deveres no meio que os cerca,pois entendemos que este é o primeiro princípio para se exercer com dignidade a cidadania.
(Douglas Evaristo/ Fabiana Tavares/ Ludymyla Santos/ Patrícia Costa/ Sueli Franca)
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