20 de março de 2013

Saúde Pública, magistério e cidadania

acesso em: 20/03/2013 ás 16:00

                   Existe relação entre esses temas?

O termo Saúde Pública é de difícil definição; ele sofre modificações de acordo com a visão ideológica e histórica de quem a ele se refere, bem como do conceito de saúde e de doença.

De modo genérico, podemos dizer que Saúde Pública é um conjunto de práticas e saberes que dizem respeito àquilo que possibilita a saúde da população de uma comunidade, de uma cidade, de um país. O tema é, portanto, de fundamental importância para qualquer sociedade.

Apesar de sua relevância, apresenta-se também como um proeminente problema social em nosso país. Isso ocorre por diversos motivos, mas em especial porque não é possível haver saúde apenas por não haver a doença. Conforme a Lei 8080/90 do Sistema Único de Saúde.

“A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a saúde, a educação, o transporte, o lazer, o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país.”
(Apud HUGO)




O texto coloca em evidência aquilo que serve de pilar para o bem-estar e a dignidade de qualquer pessoa, de qualquer cidadão. Deixa claro, ainda, que a Saúde Pública estende-se para além do atendimento em hospitais; que é formada por diversos fatores que se complementam.

O professor é ao mesmo tempo cidadão, integrante de uma comunidade, e educador. Assim, a ele cabe sensibilizar-se, incomodar-se com a situação desta, com os problemas que nela estão presentes. Ele não pode ignorar aspectos tão fundamentais para a comunidade que o cerca e da qual é parte, e na qual seus alunos estão inseridos.

É parte de seu duplo dever conscientizá-los de seu papel ativo enquanto cidadãos na conquista das condições que garantem sua dignidade e, em última análise, sua humanidade.
 
Visão geral sobre cidadania

Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade.A filosofia tem papel importante no que diz respeito á provocação do ser no sentido de entender e lutar pelo seu exercício.
Partindo deste princípio acreditamos que o docente entra em cena atuando como o principal mediador, pois cabe a ele se incomodar com as principais dificuldades e desafios que as pessoas irão encontrar até se tornarem verdadeiros cidadãos, em momento algum o professor pode ignorar aspectos que são fundamentais para a comunidade, da qual ele mesmo faz parte e que seus alunos estão inseridos. É preciso ter em mente que antes de formar máquinas humanas para o mercado de trabalho primeiro o profissional da educação deve conscientizar o corpo discente de seu papel ativo enquanto cidadãos que devem estar na busca constante de sua dignidade.
Como professores, "amantes do saber" e sedentos pela verdade,devemos com esta mesma vontade transmitir para nossos alunos o conhecimento pelos direitos e deveres no meio que os cerca,pois entendemos que este é o primeiro princípio para se exercer com dignidade a cidadania.




(Douglas Evaristo/ Fabiana Tavares/ Ludymyla Santos/ Patrícia Costa/ Sueli Franca)

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